Blog

História do macarrão

Por kinadofeijao em 27 de outubro de 2016 , Nenhum Comentário

073-500x392

A massa tem diversas histórias sobre a sua origem. Alguns cientistas dizem que, baseados em achados arqueológicos, atribuem a sua invenção aos chineses, há 4 mil anos. Outros dizem que ela surgiu na Palestina da Antiguidade e há outros que afirmam que os gregos foram os primeiros a consumi-la. Se a origem causa discórdia, uma coisa é certa: Foi na Península Itálica que a massa se transformou naquilo que hoje conhecemos. Lá, ganhou centenas de formatos, recheios, molhos e fama.

No Brasil, o macarrão chegou junto com a imigração italiana, na segunda metade do século XIX. Famílias inteiras chegavam ao Porto de Santos, São Paulo, e vinham trabalhar nas fazendas de café do Sul e Sudeste.

A seguir, leia a lista de massas curiosas e deliciosas encontradas na Itália:

  • Nhoque: é encontrado por toda Itália e servido com molhos variados, em sopas de legumes e ainda em caldo;
  • Capeletti: É encontrado no norte da Itália (Emilia – Romagna), mas também em Lazio, Marche e Úmbria;
  • Farfalle: É encontrado por toda a Itália e para servir, os menores são geralmente cozidos em caldo e os maiores, servidos com molhos típicos da região em que são consumidos. Seu nome significa ”borboletas”, por causa do seu formato e algumas de suas variações ganharam nomes também referentes ao mundo animal.
  • Gloria Patri: É encontrado em Marche e Úmbria e geralmente é servida em sopas, com condimentos tradicionais de cada região. O nome significa ”Glória ao Pai”.
  • Mafalda: É encontrada em toda a Itália e servida como o espaguete, com molhos tradicionais de acordo com a região.

Junte-se à conversa