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Alimentação nas férias

Por kinadofeijao em 5 de janeiro de 2017 , Nenhum Comentário

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Refeições práticas, saudáveis, com alimentos da época e com muita cor são o prato do dia para estas férias.
Tendo estas ideias em conta e se procurar uma alimentação mais saudável e equilibrada para as crianças, siga os 6 conselhos para preparar uma refeição maravilhosa nessas férias.

1. Primeiro, há que  planificar. Isto significa sentar-se, nem que seja por 30 minutos, e pensar que, pelo menos, deve planificar o almoço e a janta de cada semana.

2. Um bom truque que pode ajudar quando faltar a imaginação e que contribui para manter algumas rotinas alimentares para as crianças é consultar o menu da escola, preparando o que eles gostam de comer.

3. Deixe que as crianças participem nas escolha das refeições. Com moderação, e incluídos num dia alimentar saudável, também faz parte introduzir alguns dos alimentos  que  elas mais gostam, mesmo que não sejam os mais saudáveis.

4.  Dependendo da idade, envolva as crianças no processo de ir às compras e de elaboração das receitas mais simples. Deixe-as pôr a “mão na massa”, sentir que têm um papel ativo e que não estão simplesmente a comer o que lhes é servido. Para além de ser um momento divertido, é também uma forma da criança conhecer novas, texturas, cheiros, cores e sabores, deixando-a mais aberta a experimentar novos alimentos.

5.  Não podem faltar as verduras frescas nem a fruta. Com alguma imaginação, criem pratos divertidos e com formas, desenhando caras, paisagens ou nuvens, ficando a seu critério.

6. Preparar com antecedência torna tudo mais fácil.

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