Blog

10 curiosidades sobre a cachaça

Por kinadofeijao em 29 de junho de 2017 , Nenhum Comentário

1. Vamos começar com uma paulada: cachaceiro é quem produz cachaça, não quem enche a cara com outras bebidas! Mais respeito com a profissão, por favor!

2. A cachaça é uma bebida destilada do mosto fermentado da cana de açúcar, com teor alcoólico entre 38% e 48%! (Sabe aquele caldo de cana que você toma com pastel do final de semana? É basicamente aquele caldo fermentado e depois destilado).

3. Os ingredientes básicos para a fabricação de mé são cana, água e levedura. Hoje existem mais de 500 variedades de cana no mercado. Destas, cerca de 20 são as mais populares entre os produtores de cachaça!

4. A cachaça é a única bebida no mundo que é envelhecida em mais de 30 tipos de madeiras diferentes – e a maioria delas é brasileira! Ou seja, não se encontra em outro país. Enquanto isso, as outras bebidas destiladas, como o Uísque, são envelhecidas apenas no Carvalho. A cachaça é envelhecida em Amburana, Bálsamo, Jequitibá, Amendoim, Ipê, Freijó entre outras!

5.A cachaça é o destilado mais antigo da América Latina. Apesar de não ter muitos registros, é muito provável que a cachaça tenha sido – intencionalmente – destilada pela primeira vez entre 1516 e 1526. Existem 3 versões de onde surgiu a primeira cachaça destilada A) Em 1516, na Feitoria de Itamaracá, onde hoje é o atual litoral pernambucano. B) Em 1532 na região de São Vicente, atual cidade de Santos. C) na Bahia na região de Porto Seguro em 1520!

6. A cachaça pode ser considerada o avô do Rum. A diferença entre esses dois destilados são basicamente: A) Para fazer cachaça, se destila o caldo de cana fermentado, que chamamos de mosto, enquanto o rum é o destilado do melaço, caldo de cana cozido. B) O teor alcoólico da cachaça varia entre 38 % e 48%, enquanto o do Rum veria entre 35% a 54%. Ah, e claro, o Rum teve origem nas colonias britânicas no Caribe.

7. A primeira garrafa industrializada de cachaça foi produzida em 1756. Hoje essa garrafa está preservada em uma das maiores coleções particulares do Brasil, na cidade de Lagoa do Carro, Pernambuco.

8. Existem basicamente dois processos para se fazer cachaça: o Industrial, geralmente usado para produzir grandes quantidades de cachaça. Aqui, o mosto é destilado em Colunas (foto). E há, depois, o artesanal, em que o mosto é destilado em alambiques (foto) de cobre. A produção aqui é mais lenta e em quantidade menor, e resulta em uma cachaça com sabor mais complexo. O cobre, neste caso, é considerado, também, um ‘’ingrediente’’ que melhora o sabor da cachaça!

9. Hoje existem cerca de 40.000 produtores de cachaças de alambique, entre esses estão os registrados e os ilegais.

10. O Brasil produz cerca de 1.2 bilhões de litro por ano. Isso representa cerca de 6.29 litro por habitante. Isso torna a Cachaça o terceiro destilado mais consumido do mundo, ficando atrás apenas do Soju, destilado de arroz chinês, e da Vodka!

Junte-se à conversa