Blog

Caipirinha completa 100 anos em 2018

Por kinadofeijao em 20 de maio de 2018 , Nenhum Comentário

Sendo uma das mais marcantes formas de expressão da cultura brasileira, a Caipirinha, oriunda da Cachaça, é um dos coquetéis mais consumidos no Brasil e no mundo. Segundo historiadores, essa bebida teria origem na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, e completaria 100 anos em 2018.

De remédio a drink mundialmente famoso. Pesquisas indicam que a caipirinha teria sido criada a partir de uma receita feita com limão, alho e mel, indicada para doentes da gripe espanhola.

Como era comum colocar um álcool nos remédio caseiro, para acelerar o efeito terapêutico, a Cachaça era sempre utilizada até que, um dia, alguém decidiu tirar o alho e o mel. Em seguida, adicionaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida.

Outra corrente afirma que a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba como um drinque para festas e eventos de alto padrão, sendo consequência da forte cultura canavieira na região. A caipirinha seria vista como um substituto de boa qualidade ao uísque e ao vinho refinados, sendo servida frequentemente em coquetéis da alta classe de fazendeiros.

De qualquer maneira, o que nãos e pode negar é a genuinidade da caipirinha enquanto criação brasileira e a qualidade indiscutível de seu sabor. Beba com moderação!

Postagens Relacionadas

Dê uma também uma olhada nessas mensagens

Junte-se à conversa

Clube